A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Macedo, João Paulo (Autor)
- Fernandes, Ana Gabriela Nunes (Autor)
- Araújo, Renata Castelo Branco (Autor)
Título
A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina
Resumo
Trata-se de um estudo sobre a história da disciplina “psicologia” lecionada na Escola Normal Antonino Freire, ao longo de mais de 80 anos, na cidade de Teresina – PI. Seu objetivo consiste em conhecer o percurso histórico dessa disciplina a partir de suas ementas, dos conteúdos trabalhados nas aulas e do material bibliográfico indicado pelos professores responsáveis. A estratégia metodológica partiu, em um primeiro momento, da análise documental do material pertencente ao arquivo da instituição: documentos, relatórios, diários de classe, provas e histórico dos alunos; e, em um segundo momento, de entrevistas narrativas com os professores que ministraram a disciplina, a partir dos anos de 1970. O estudo apontou para a importância que a psicologia teve nos currículos da Escola Normal do Piauí, bem como na formação de professores na cidade de Teresina.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
5
Edição
2
Páginas
104-131
Data
09-12-2009
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
A Psicologia e o ensino normalista piauiense
Data de acesso
30/05/2024 19:36
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Macedo, J. P., Fernandes, A. G. N., & Araújo, R. C. B. (2009). A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina. Mnemosine, 5(2), 104–131. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41436/pdf_162
Citation 'abnt'
MACEDO, J. P.; FERNANDES, A. G. N.; ARAÚJO, R. C. B. A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina. Mnemosine, v. 5, n. 2, p. 104–131, 12 set. 2009.
Ligação para este recurso