Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Corrêa, Carolina Salomão (Autor)
- Souza, Solange Jobim e (Autor)
Título
Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica
Resumo
Esse artigo tem como objetivo identificar alguns conceitos de Walter Benjamin que amparam uma reflexão acerca da construção de uma metodologia que admite a ideia do fragmento como estratégia epistemológica para aceder ao conhecimento. Dispor em artigos a concretização de um trabalho de pesquisa compreende desafios que as contribuições metodológicas de Benjamin nos auxiliam a superar. A partir do conceito de coleção, mas também de desvio, fragmento, alegoria, constelação, encontramos na obra do autor a concepção de um método que tem compromisso com as questões da pesquisa e que, por essa razão, deve estar atrelado às intenções do pesquisador. Uma metodologia que é, portanto, construída em simultaneidade com a pesquisa. Com base nas ideias de Benjamin, o que se pretende aqui é propor argumentos sólidos que amparem a ideia de uma escrita que obedece aos desvios do pensamento provocados pelo contexto da própria investigação.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
12
Edição
2
Páginas
02-25
Data
26-12-2016
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:45
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Corrêa, C. S., & Souza, S. J. e. (2016). Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, 12(2), 02–25. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41651/pdf_360
Citation 'abnt'
CORRÊA, C. S.; SOUZA, S. J. E. Walter Benjamin e o problema do texto na escrita acadêmica. Mnemosine, v. 12, n. 2, p. 02–25, 26 dez. 2016.
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