Sentidos e alcance psicológicos de caboclos nas vivências umbandistas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rotta, Raquel Redondo (Autor)
- Bairrão, José Francisco Miguel Henriques (Autor)
Título
Sentidos e alcance psicológicos de caboclos nas vivências umbandistas
Resumo
Os caboclos são entidades espirituais largamente encontradas no panteão umbandista. O objetivo deste estudo foi revelar, no recurso ritual a caboclos na umbanda, os seus sentidos e alcance psicológicos. Para tanto foi realizada uma escuta participante, atenção flutuante aos significantes que se repetiram, para ouvir em profundidade a enunciação na rede de interlocuçãoem questão. Entreesses significantes, repetiram-se alguns termos como terra, luz, água, raiz, amadurecimento, liberdade e ideal, que podem assumir mais de um nível de significância, por meio de uma ‘escrita por imagens’. Percebeu-se que as pessoas em contato com os caboclos estão diante de uma elaboração de suas raízes (pais, ancestrais) que, bem cuidadas e iluminadas (conhecidas e elaboradas), em terra fértil, resultam em plantas (pessoas) fortes e bonitas, que desenvolvem seu potencial, amadurecem. E este amadurecimento inclui o desprendimento em relação às figuras paternas ou autoridades, o que remete à liberdade.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
23
Páginas
120-132
Data
2012-10-01
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Rotta, R. R., & Bairrão, J. F. M. H. (2012). Sentidos e alcance psicológicos de caboclos nas vivências umbandistas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 23, 120–132. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6558/4139
Citation 'abnt'
ROTTA, R. R.; BAIRRÃO, J. F. M. H. Sentidos e alcance psicológicos de caboclos nas vivências umbandistas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 23, p. 120–132, 1 out. 2012.
Ligação para este recurso