O conceito de memória na obra de Machado de Assis
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Peres, Sávio Passafaro (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
O conceito de memória na obra de Machado de Assis
Resumo
Este artigo busca elucidar como Machado de Assis desenvolveu o tema da memória nos contos “Dona Paula”, “Missa do Galo” e no romance “Dom Casmurro”. No conto “Dona Paula”, podemos encontrar uma complexa relação entre a memória, o inconsciente e o conteúdo emocional da memória. Em “Missa do Galo”, Machado cria um narrador capaz de relatar uma vivência passada, mas que, ainda assim, não toma consciência do sentido não verbal do episódio vivido; todavia, no momento em que o narrador expressa sua experiência, ele anuncia nas entrelinhas e no estilo narrativo esse sentido não verbal. E no romance “Dom Casmurro”, observamos como Machado representou a memória não como coisa fixa, mas como algo que pode se alterar e se reorganizar pela linguagem expressiva e se deformar pela imaginação e por fatores inconscientes.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
15
Páginas
20-34
Data
2008-10-12
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:46
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Peres, S. P., & Massimi, M. (2008). O conceito de memória na obra de Machado de Assis. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 15, 20–34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6681/4254
Citation 'abnt'
PERES, S. P.; MASSIMI, M. O conceito de memória na obra de Machado de Assis. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 15, p. 20–34, 12 out. 2008.
Ligação para este recurso