Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação

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Título
Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação
Resumo
No decorrer das últimas décadas, as concepções a respeito das deficiências físicas e intelectuais foram se modificando, trazendo implicações para o ambiente educacional. Quando a deficiência passa a ser entendida como uma diferença, transfere para a escola a responsabilidade de incluir as crianças portadoras de deficiência na sala de aula, ocasionando novas exigências nas práticas educacionais. Assim, ao mesmo tempo em que surgem políticas a favor da inclusão escolar, constata-se a prevalência de uma abordagem biomédica nesse processo, procurando superar a nova demanda da educação através de terapêuticas clínicas. O presente estudo visa discutir as Práticas de Inclusão Escolar através do conceito de Aprendizagem Significativa desenvolvido por Carl Rogers que, ao compreendê-la como um processo que pressupõe o envolvimento de toda a pessoa, em seus aspectos sensórios e cognitivos pode se tornar uma resposta a proposta de inclusão educacional, distanciando-a de práticas estáticas e medicalizantes.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
30
Páginas
224-242
Data
01-04-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Amatto, L. de L., & Alves, V. L. P. (2016). Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 30, 224–242. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6498/4081
Citation 'abnt'
AMATTO, L. DE L.; ALVES, V. L. P. Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 30, p. 224–242, 4 jan. 2016.