Oficinas como estratégia metodológica de pesquisa-intervenção em processos envolvendo videogames

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Oficinas como estratégia metodológica de pesquisa-intervenção em processos envolvendo videogames
Resumo
Pesquisas empíricas que abordam os videogames utilizam-se, em maior parte, de questionários que estabelecem uma relação direta entre as respostas fornecidas e as condutas gerais do pesquisado. Acreditamos que este tipo de metodologia apresenta um déficit importante no que se refere ao acompanhamento da operatividade dos jogos, por causa de sua especificidade interativa. Neste artigo, propomos que a pesquisa-intervenção com a realização de encontros no formato de oficinas constitui uma metodologia interessante para estudar videogames por permitir observar aspectos processuais. A partir de uma pesquisa que buscou estudar a aprendizagem de sistemas complexos envolvendo os videogames, procuramos acompanhar duas formas de coordenações de ações processuais necessárias à manipulação da tecnologia que ocorriam durante a experiência de jogo e que traduzimos aqui como aprendizagens envolvendo a noção de corpo.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
12
Edição
1
Páginas
252-266
Data
27-09-2016
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:44
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Kroeff, R. F. da S., Silva, C. A. B. da, & Maraschin, C. (2016). Oficinas como estratégia metodológica de pesquisa-intervenção em processos envolvendo videogames. Mnemosine, 12(1), 252–266. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41671/28940
Citation 'abnt'
KROEFF, R. F. DA S.; SILVA, C. A. B. DA; MARASCHIN, C. Oficinas como estratégia metodológica de pesquisa-intervenção em processos envolvendo videogames. Mnemosine, v. 12, n. 1, p. 252–266, 27 set. 2016.