Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia

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Título
Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia
Resumo
Considerou-se, neste artigo, as normalizações das sexualidades e dos gêneros dissidentes, e os jogos de verdade que as acompanham, na constituição de discursos que legitimam a Psicologia como campo disciplinar alinhado aos discursos patologizantes das subjetividades. Ao questionar-se o privilégio desses discursos em relação à produção de conhecimento que emerge dos ativismos e vivências dissidentes, abordou-se, no campo dos currículos em Psicologia, os processos de subjetivação na produção desses saberes. Afirmou-se, contudo, a produção de discurso acadêmico como campo estratégico, no qual somos convocadas(os) a posicionamentos e implicações que se articulam a esses e outros ativismos e movimentos sociais. Na transversalidade desses percursos, e por análise de implicações, entre essas dissidências, acompanhou-se os deslocamentos do lugar de um não-homem, pela descolonização do sujeito epistêmico e de sua universalidade, transicionando-se dos binarismos de gênero ao coletivo das enunciações.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
17
Edição
1
Páginas
234-252
Data
27-08-2021
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Dissidências de um curso
Data de acesso
30/05/2024 19:52
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Direitos
Copyright (c) 2021 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Roseiro, M. C., Rodrigues, A., & Barros, M. E. B. de. (2021). Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia. Mnemosine, 17(1), 234–252. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61851
Citation 'abnt'
ROSEIRO, M. C.; RODRIGUES, A.; BARROS, M. E. B. DE. Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia. Mnemosine, v. 17, n. 1, p. 234–252, 27 ago. 2021.