Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Domingues, Eliane (Autor)
Título
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade
Resumo
Os movimentos sociais no campo, de acordo com Martins (1993), em sua quasetotalidade, são marcados pela religiosidade. Partindo desta premissa, propõe-se neste artigo estabelecer algumas comparações entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Contestado e Canudos. Recorreu-se a um breve levantamento histórico, à sociologia e à psicanálise como referenciais teóricos norteadores das reflexões. Em Marx e Freud as idéias religiosas são identificadas a ilusões. Para Marx, a origem social da ilusão estava nas relações de classe, enquanto a origem subjetiva estava no desconhecimento. Para Freud, a origem da religião está no sentimento de desamparo e impotência humana, e a mesma cultura que produz sofrimento é a que disponibiliza as representações religiosas para aliviá-lo. Estas idéias são discutidas, assim como seus limites para compreensão do papel desempenhado pela religião no MST.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
8
Páginas
38-51
Data
01-04-2005
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos
Data de acesso
06/06/2024 22:44
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Domingues, E. (2005). Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 8, 38–51. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6760/4333
Citation 'abnt'
DOMINGUES, E. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Contestado e Canudos: algumas reflexões sobre a religiosidade. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 8, p. 38–51, 4 jan. 2005.
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