Psicologia, Saberes e Epistemologias Plurais: breve histórico dos posicionamentos do Conselho Federal de Psicologia
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Nóbrega, Ana Sandra Fernandes Arcoverde (Autor)
- Bernardes, Jefferson de Souza (Autor)
- Hazin, Izabel (Autor)
- Silva, Iolete Ribeiro da (Autor)
- Moura, Maria de Jesus (Autor)
Título
Psicologia, Saberes e Epistemologias Plurais: breve histórico dos posicionamentos do Conselho Federal de Psicologia
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os movimentos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) frente às consideradas práticas alternativas, emergentes e de saberes tradicionais – oriundas de novas epistemologias que caracterizam algumas fronteiras da psicologia. Sendo questão de extrema amplitude, faremos um recorte por meio de três dispositivos do sistema, a saber: os eventos realizados pelo CF P que abordaram a temática, caracterizando-se como dispositivos de diálogos e comunicação com a sociedade como um todo, mas de modo especial com a categoria psi; os Cadernos Deliberativos dos Congressos Nacionais de Psicologia (CNPs), considerados espaços deliberativos maiores do sistema conselhos de psicologia; e por fim, os chamados Atos Oficiais (resoluções, instruções normativas e portarias), dispositivos normativos do sistema. Além disso, lançaremos mão das notas técnicas produzidas e de dados oriundos do Censo da Psicologia Brasileira, lançado em 2022. No entrecruzamento entre esses três dispositivos – deliberativo, comunicativo e normativo –, tentaremos apresentar os movimentos pendulares do sistema conselhos sobre as relações entre psicologia e práticas fronteiriças, que pendem para posicionamentos liberais, ora para posicionamentos normativos. Em muitos momentos, tais movimentos coexistem simultaneamente. Destacam-se nesses o surgimento dos diálogos sobre psicologia e direitos humanos e a construção de políticas oriundas do campo da saúde (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares [PNPICs], Política Nacional de Humanização [PNH] e Política Nacional de Educação Popular em Saúde [PNEPS]), todas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de uma ética dialógica, de encontro com o diferente e com a nossa própria alteridade, o sistema conselhos construiu um dispositivo para avançar nos diálogos entre a psicologia e suas fronteiras, principalmente com práticas e saberes tradicionais, que é o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP).
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
44
Páginas
1-21
Data
2024-09-02
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
Português
ISSN
1414-9893, 1982-3703
Título curto
Psicologia, Saberes e Epistemologias Plurais
Data de acesso
29/10/2024 23:32
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation 'apa'
Nóbrega, A. S. F. A., Bernardes, J. de S., Hazin, I., Silva, I. R. da, & Moura, M. de J. (2024). Psicologia, Saberes e Epistemologias Plurais: breve histórico dos posicionamentos do Conselho Federal de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 44, 1–21. https://doi.org/10.1590/1982-3703003287478
Citation 'abnt'
NÓBREGA, A. S. F. A. et al. Psicologia, Saberes e Epistemologias Plurais: breve histórico dos posicionamentos do Conselho Federal de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 44, p. 1–21, 2 set. 2024.
Ligação para este recurso