O conceito de formação nas propostas curriculares da psicologia brasileira de 1932 e 1962
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Lisboa, Danillo (Autor)
- Cardoso, Carmen Lúcia (Autor)
- Leite, Roberta Vasconcelos (Autor)
- Gaspar, Yuri Elias (Autor)
Título
O conceito de formação nas propostas curriculares da psicologia brasileira de 1932 e 1962
Resumo
O presente estudo objetiva compreender a ideia de formação que perpassa as primeiras propostas curriculares para o ensino da Psicologia no Brasil. Para o alcance deste objetivo foi utilizada abordagem descritiva e analítica da história da Psicologia científica, a partir do estudo de duas fontes principais, sendo elas o currículo de 1932 proposto por Waclaw Radecki e o currículo mínimo de 1962 reconhecido pelo Estado brasileiro, além de fontes complementares que versam sobre o tema. Foram identificadas duas categorias que circularam as proposições curriculares do ensino em Psicologia no Brasil, a saber: formação do psicólogo generalista e do especialista, sendo prevalente esta última. Concluímos que as propostas formativas que visaram alcançar o perfil do graduado em Psicologia no Brasil, sobretudo em sua gênese, revelam muito mais uma reação às questões político-sociais e culturais da época do que a construção de um sentido próprio para a formação do psicólogo brasileiro.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
38
Páginas
1-22
Data
2021-07-09
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:29
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2021 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Lisboa, D., Cardoso, C. L., Leite, R. V., & Gaspar, Y. E. (2021). O conceito de formação nas propostas curriculares da psicologia brasileira de 1932 e 1962. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 38, 1–22. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.29199
Citation 'abnt'
LISBOA, D. et al. O conceito de formação nas propostas curriculares da psicologia brasileira de 1932 e 1962. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 38, p. 1–22, 9 jul. 2021.
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