Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Fazzi, Ernani Henrique (Autor)
- Oliveira, Bernardo Jefferson de (Autor)
- Cirino, Sergio Dias (Autor)
Título
Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte
Resumo
Apresentamos algumas considerações históricas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (1929-1946), instituição criada durante o governo de Antônio Carlos de Andrada, como parte de um projeto de reforma do ensino mineiro. Além de seu papel na complementação das aulas expositivas, no laboratório da escola foram realizados diversos estudos sobre a população do Estado. Entre os personagens desta trama, destaca-se Helena Antipoff, que foi a responsável pela organização do Laboratório e pela direção de suas atividades. Para complementá-las, ela criou algumas instituições destinadas a amparar aquelas crianças que eram prejudicadas pelos processos de classificação e agrupamento então empregados. Essas outras instituições receberam laboratórios próprios que engendraram uma cadeia funcionalmente articulada. Inspirados no modelo de análise genealógica de Michel Foucault, buscamos evidenciar uma parcela da rede de “saberes/poderes” que perpassou o Laboratório e modelou a feição de suas produções.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
20
Páginas
58-69
Data
18-11-2017
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Fazzi, E. H., Oliveira, B. J. de, & Cirino, S. D. (2017). Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 20, 58–69. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6623/4197
Citation 'abnt'
FAZZI, E. H.; OLIVEIRA, B. J. DE; CIRINO, S. D. Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 20, p. 58–69, 18 nov. 2017.
Ligação para este recurso