A vivência do outro em Edmund Husserl a partir das Meditações Cartesianas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Salum, Cláudia Coscarelli (Autor)
- Mahfoud, Miguel (Autor)
Título
A vivência do outro em Edmund Husserl a partir das Meditações Cartesianas
Resumo
Tomando a vivência do outro como fenômeno a ser pesquisado neste trabalho, esta pesquisa tem como objetivo explicitar a abertura para a vivência do outro incluída na experiência da pessoa, através das indicações da fenomenologia husserliana. Realizamos uma pesquisa teórica de cunho fenomenológico, a partir da obra Meditações Cartesianas. Reconhecendo a especificidade da visão husserliana, problematizamos questões teóricas fundamentais à compreensão do tema do outro, refletindo a respeito das objeções feitas à vivência do outro em Husserl. Concluímos que a exigência do método fenomenológico para o conhecimento da alteridade nos revela um caminho que aponta tanto para a irredutibilidade entre o eu e o outro, quanto para a possibilidade de encontro com um sentido existencial na vivência do outro pela pessoa. Na vivência desse sentido emerge a percepção do valor do outro para o eu, mobilizando o sujeito a assumir um posicionamento livre e interessado na convivência com o outro enquanto alteridade.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
22
Páginas
92-116
Data
2012-04-14
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Salum, C. C., & Mahfoud, M. (2012). A vivência do outro em Edmund Husserl a partir das Meditações Cartesianas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 22, 92–116. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6592/4168
Citation 'abnt'
SALUM, C. C.; MAHFOUD, M. A vivência do outro em Edmund Husserl a partir das Meditações Cartesianas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 22, p. 92–116, 14 abr. 2012.
Ligação para este recurso