Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Scarparo, Helena Beatriz Kochenborger (Autor)
- Sottili, Thais de Souza (Autor)
- Albert, Carla Estefanía (Autor)
- Jesus, Luciana Oliveira de (Autor)
Título
Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros
Resumo
O artigo busca compreender práticas psicológicas no ano da regulamentação da psicologia no Brasil. A pesquisa se baseia em matérias sobre as relações políticas, o comportamento cotidiano e a divulgação científica do jornal Correio do Povo. A coleta ocorreu no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre onde foi feita a seleção e fotografia de materiais referentes à psicologia. Posteriormente, foi criado um banco de dados para análise temática e discussão do material. Dentre os resultados sobressaíram-se algumas estratégias voltadas para a legitimação da área como a inserção na mídia impressa com a divulgação de cursos, pesquisas, debates e aconselhamentos. Foram evidentes as correspondências entre as práticas psicológicas explicitadas no Jornal e o contexto sócio político da época pautado pela ênfase no desenvolvimento econômico e tecnológico, pela evitação de conflitos e pela crença de que a ciência psicológica poderia promover a humanização das relações.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
24
Páginas
11-28
Data
2013-04-01
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962
Data de acesso
06/06/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Scarparo, H. B. K., Sottili, T. de S., Albert, C. E., & Jesus, L. O. de. (2013). Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 24, 11–28. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6543/4125
Citation 'abnt'
SCARPARO, H. B. K. et al. Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 24, p. 11–28, 1 abr. 2013.
Ligação para este recurso