Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff
Resumo
Aspectos da circulação e apropriação de ideias e propostas escolanovistas no Brasil são apresentados, por meio do trabalho realizado pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff nos cursos de formação para professores do Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, em Ibirité, Minas Gerais, no período de 1948 a 1974. Foram coletados depoimentos de ex-alunas encontrados em cadernos de diários arquivados na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité/MG, e realizadas entrevistas com ex-participantes dos cursos. Verificou-se que o processo de circulação e recepção de conhecimentos científicos em educação nessa instituição estava sustentado em princípios da Escola Nova e métodos da Escola Ativa, enfatizando a relação teoria-prática, a tomada de decisões com base na observação dos educandos e da situação de ensino, o trabalho em grupo e o self-government. Esses conhecimentos provinham de experiências vivenciadas na Europa pela educadora, e inspiraram a elaboração de propostas educativas originais e adaptadas à realidade encontrada no Brasil.
Título da publicação
Psicologia Escolar e Educacional
Volume
24
Páginas
1-11
Data
2020
Abreviatura do periódico
Psicol. Esc. Educ.
Idioma
Português
ISSN
2175-3539
Data de acesso
28/08/2023 12:08
Catálogo de biblioteca
DOI.org (Crossref)
Citation 'apa'
Duarte, A. O. S. A., & Campos, R. H. de F. (2020). Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, 24, 1–11. https://doi.org/10.1590/2175-35392020200499
Citation 'abnt'
DUARTE, A. O. S. A.; CAMPOS, R. H. DE F. Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1–11, 2020.