Políticas da psicologia: histórias e práticas das associações profissionais (CRP e SPESP) de São Paulo, entre a ditadura e a redemocratização do país
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Hur, Domenico Uhng (Autor)
Título
Políticas da psicologia: histórias e práticas das associações profissionais (CRP e SPESP) de São Paulo, entre a ditadura e a redemocratização do país
Resumo
O objetivo do nosso trabalho é discutir a história e práticas das associações profissionais com objetivos políticos da psicologia entre o regime militar e o processo de redemocratização do país. Na pesquisa entrevistamos seis ex-participantes de diretorias dessas entidades e fizemos a análise documental de 1076 atas do CRP e do SPESP. Constatamos que no início houve um alinhamento político das entidades com a ditadura militar, quando estas se recusaram a participar de movimentos críticos ao regime e quando premiaram com o título de psicólogo honorário representantes da ditadura militar. No fim da década de 1970, período em que os movimentos sociais ressurgem no Brasil, uma oposição com ideologia de esquerda se organiza e vence as eleições nas duas entidades. Assumem maior caráter político e contribuem com movimentos sociais do país, como a fundação da CUT e o movimento das Diretas Já.
Título da publicação
Psicologia USP
Volume
23
Edição
1
Páginas
69-90
Data
03-2012
Abreviatura do periódico
Psicol. USP
Idioma
Português
ISSN
0103-6564, 1678-5177
Título curto
Políticas da psicologia
Data de acesso
29/09/2023 11:51
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Citation 'apa'
Hur, D. U. (2012). Políticas da psicologia: histórias e práticas das associações profissionais (CRP e SPESP) de São Paulo, entre a ditadura e a redemocratização do país. Psicologia USP, 23(1), 69–90. https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000100004
Citation 'abnt'
HUR, D. U. Políticas da psicologia: histórias e práticas das associações profissionais (CRP e SPESP) de São Paulo, entre a ditadura e a redemocratização do país. Psicologia USP, v. 23, n. 1, p. 69–90, 2012.
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