Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Catharino, Tania Ribeiro (Autor)
Título
Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática
Resumo
Este artigo visa refletir sobre a relação teoria/prática, utilizando como interlocutores elementos da história da Psicologia e autores como Isaías Pessotti e Sylvia Leser de Mello. A dissociação entre ciência e técnica na Psicologia brasileira compõe um contexto social mais amplo, a partir de uma tradição colonialista que visa importar técnicas para aplicação imediata, havendo uma precariedade na pesquisa e teorização. Antes da lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil, encontrava-se a ação precedendo a teorização: o campo era ocupado pelos práticos-psicologistas. Assim, um dos motivos da regulamentação foi instituir a graduação universitária como única forma de acesso à profissionalização. Porém, ainda hoje a dissociação entre teoria e prática domina o cenário acadêmico e profissional no Brasil, impulsionado pela demanda empresarial, que incentiva uma formação pragmática. São questões que inquietam e preocupam, mas também mobilizam, no sentido de se buscar construir uma outra história para a Psicologia.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
1
Edição
0
Páginas
103-107
Data
29-07-2004
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Fragmentos da história da psicologia no Brasil
Data de acesso
01/09/2023 23:46
Catálogo de biblioteca
Direitos
Direitos autorais 2019 Mnemosine
Citation 'apa'
Catharino, T. R. (2004). Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática. Mnemosine, 1(0), 103–107. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41342/pdf_11
Citation 'abnt'
CATHARINO, T. R. Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática. Mnemosine, v. 1, n. 0, p. 103–107, 29 jul. 2004.
Ligação para este recurso