Práticas parentais: um estudo sobre escolhas educativas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Franco, Fernanda Santini (Autor)
- Szymanski, Heloisa (Autor)
Título
Práticas parentais: um estudo sobre escolhas educativas
Resumo
A pesquisa aqui relatada teve como objetivo realizar um estudo de escolhas educativas, de forma a descrever as dificuldades narradas por mães e pais para educar, bem como as alternativas encontradas por eles para lidar com esses desafios. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base fenomenológica, de cunho interventivo, que teve como procedimento a realização de quatro encontros reflexivos, dois com mães e dois com homens pais. Os relatos dos 58 participantes sobre suas práticas educativas foram gravados, transcritos e analisados segundo perspectiva hermenêutica de análise do sentido. Foi possível concluir que escolhas educativas parentais que, num primeiro olhar, poderiam parecer falta de cuidado ou interesse, estão enraizadas em diversos aspectos, como dificuldades sociais e cultura familiar. Compreendê-los favorece a desconstrução de pré-conceitos e o estabelecimento de ações interventivas que considerem desafios que os pais efetivamente enfrentam.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
22
Páginas
211-225
Data
2012-04-14
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Práticas parentais
Data de acesso
06/06/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Franco, F. S., & Szymanski, H. (2012). Práticas parentais: um estudo sobre escolhas educativas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 22, 211–225. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6599/4174
Citation 'abnt'
FRANCO, F. S.; SZYMANSKI, H. Práticas parentais: um estudo sobre escolhas educativas. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 22, p. 211–225, 14 abr. 2012.
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