Trabalho docente e processos de formação
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Altoé, Alini (Autor)
- Bonaldi, Cristiana Mara (Autor)
Título
Trabalho docente e processos de formação
Resumo
O artigo discute a formação de professores como produção de subjetividade, uma vez que esse conceito abarca a possibilidade de desvios e reapropriações, superando uma visão fatalista da escola. Apresenta conversas e experimentações da pesquisadora/psicóloga com os professores do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, nas quais expõe as pistas dos modos de trabalho docente que emergem nessa escola e também de como fortalecer os processos formativos que valorizem as problematizações e superem os modos hegemônicos de ser professor. Defende uma política cognitiva de invenção como uma possibilidade na qual a formação como transmissão de informação e desenvolvimento de habilidades não é suficiente para pensar os modos de trabalho docente que escapam às tradições da escola. Assinala como pista a atenção aos detalhes, as problematizações e experimentações. Valoriza os modos de trabalho docente que superem a recognição em prol de outros modos de pensar, criar, sentir, agir e viver.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
15
Edição
1
Páginas
318-335
Data
17-10-2019
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:50
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Altoé, A., & Bonaldi, C. M. (2019). Trabalho docente e processos de formação. Mnemosine, 15(1), 318–335. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45989/30931
Citation 'abnt'
ALTOÉ, A.; BONALDI, C. M. Trabalho docente e processos de formação. Mnemosine, v. 15, n. 1, p. 318–335, 17 out. 2019.
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