Psicologia e educação inclusiva no Brasil na perspectiva do periódico Psicologia: Ciência e Profissão
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Lourenço, Érika (Autor)
- Miranda, Ciléia Saori Hamada de (Autor)
- Póvoa, Jordana Mendes (Autor)
Título
Psicologia e educação inclusiva no Brasil na perspectiva do periódico Psicologia: Ciência e Profissão
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre a Psicologia e a educação inclusiva no Brasil a partir do periódico Psicologia: Ciência e Profissão. Desde sua criação, em 1979, esse periódico foi apresentado como uma publicação científica e profissional que visava a representar o pensamento nacional em Psicologia. Com isso, pode-se considerar que também expressa de maneira representativa as concepções teóricas e as práticas dos profissionais da área ao longo do tempo. Para a seleção dos artigos referentes à área de interesse da pesquisa, foram considerados título, resumo e palavras-chave dos artigos publicados em todos os números do periódico. Os artigos selecionados foram analisados segundo as seguintes categorias: autoria, tipo de artigo, referencial adotado e tendências temáticas. Os resultados revelaram que os artigos se dividem quase igualmente entre teóricos e práticos, que seus autores são em maioria afiliados a instituições públicas e que a Psicologia social é o principal referencial adotado. Concluise que, embora seja pequeno, o número de artigos sobre as relações entre Psicologia e educação inclusiva ao longo da história do periódico, esse número vem se tornando mais expressivo nos últimos anos, e que, para uma visão mais realista do tema, é necessário recorrer a fontes complementares.
Título da publicação
Psicologia: Ciência e Profissão
Volume
32
Páginas
206-215
Data
2012
Abreviatura do periódico
Psicol. cienc. prof.
Idioma
Português
ISSN
1414-9893, 1982-3703
Título curto
Psicologia e educação inclusiva no Brasil na perspectiva do periódico Psicologia
Data de acesso
02/09/2024 19:49
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Conselho Federal de Psicologia
Citation 'apa'
Lourenço, É., Miranda, C. S. H. de, & Póvoa, J. M. (2012). Psicologia e educação inclusiva no Brasil na perspectiva do periódico Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia: Ciência e Profissão, 32, 206–215. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500015
Citation 'abnt'
LOURENÇO, É.; MIRANDA, C. S. H. DE; PÓVOA, J. M. Psicologia e educação inclusiva no Brasil na perspectiva do periódico Psicologia: Ciência e Profissão. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, p. 206–215, 2012.
Ligação para este recurso