Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica

Tipo de recurso
Título
Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
26
Páginas
153-167
Data
30-04-2014
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento
Data de acesso
09/06/2024 16:05
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Espósito, V. H. C., Silva, M. das G. B. da, Silva, G. T. R. da, & Salomé, G. M. (2014). Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 26, 153–167. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526/4109
Citation 'abnt'
ESPÓSITO, V. H. C. et al. Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 26, p. 153–167, 30 abr. 2014.