Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Turci, Deolinda Armani (Autor)
- Lourenço, Érika (Autor)
Título
Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 e 1930. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e a análise documental. Os documentos consultados foram localizados em três acervos: no Arquivo Público Mineiro; em arquivo referente à Escola Normal de Ouro Preto, que atualmente se encontra na Escola Estadual Dom Veloso em Ouro Preto; e na biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O principal objeto de análise foram as avaliações dos alunos e os resultados mostraram que desde a década de 1880, com a inclusão de matérias de cunho pedagógico no currículo da Escola Normal de Ouro Preto, havia a circulação de diferentes saberes psicológicos, tais como memória e faculdades intelectuais, que auxiliaram na formação de professores e que a Psicologia como área específica de conhecimento também já fazia parte desta formação.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
31
Páginas
107-132
Data
01-10-2016
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 16:59
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Turci, D. A., & Lourenço, É. (2016). Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 31, 107–132. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6431/4018
Citation 'abnt'
TURCI, D. A.; LOURENÇO, É. Os saberes psicológicos e a formação de professores em Minas Gerais entre o final do século XIX e o início do século XX. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 31, p. 107–132, 10 jan. 2016.
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