O Reconhecimento da Alteridade e o Mito da Indiferenciação: perspectivas sobre o desenvolvimento infantil
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Salem, Pedro (Autor)
 
Título
            O Reconhecimento da Alteridade e o Mito da Indiferenciação: perspectivas sobre o desenvolvimento infantil
        Resumo
            O debate acerca do reconhecimento da alteridade por recém-nascidos tem tradicionalmente ocupado os esforços investigativos de diferentes teorias psicológicas. O presente artigo tenciona examinar duas posições prevalentes, discriminando-as no contexto da psicologia do desenvolvimento. De um lado, defende-se a hipótese de que bebês nascem num estado de indiferenciação com o ambiente e incapazes de discriminar entre estímulos internos e externos. Essa capacidade discriminatória estaria condicionada a um processo de construção progressiva e seria dependente de marcos específicos do desenvolvimento. De outro, sustenta-se que bebês nascem equipados com um senso de self rudimentar (self ecológico) e capazes de reconhecer o próprio corpo em ação como uma entidade organizada e diferenciada do ambiente. Dessa perspectiva, a habilidade para o reconhecimento da alteridade se daria muito precocemente na vida infantil. Após o exame dos principais argumentos que sustentam as posições citadas, pretende-se ainda descrever como promovem dois modos distintos de compreender a imitação neonatal.
        Título da publicação
            Mnemosine
        Volume
            2
        Edição
            2
        Páginas
            33-55
        Data
            30-12-2006
        Idioma
            Português
        ISSN
            1809-8894
        Título curto
            O Reconhecimento da Alteridade e o Mito da Indiferenciação
        Data de acesso
            08/09/2023 23:57
        Catálogo de biblioteca
            
        Direitos
            Direitos autorais 2019 Mnemosine
        Citation apa
            Salem, P. (2006). O Reconhecimento da Alteridade e o Mito da Indiferenciação: perspectivas sobre o desenvolvimento infantil. Mnemosine, 2(2), 33–55. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41406/pdf_75
Citation abnt
            SALEM, P. O Reconhecimento da Alteridade e o Mito da Indiferenciação: perspectivas sobre o desenvolvimento infantil. Mnemosine, v. 2, n. 2, p. 33–55, 30 dez. 2006. 
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