O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rudá, Caio (Autor)
- Patiño, Rafael Andrés (Autor)
- Silva, Gabriela Andrade da (Autor)
Título
O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais
Resumo
Nos últimos 40 anos, a atuação do psicólogo vem sendo orientada pela aproximação a diversas políticas públicas. A despeito dos avanços empreendidos quanto à capacitação das profissionais para o trabalho com beneficiários de tais políticas, os cursos de graduação ainda parecem carecer de um foco maior no estudo de tais políticas e de uma consolidação de referenciais teórico-metodológicos e epistemológicos de atuação psicológica. O presente ensaio busca discutir criticamente o papel dos fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia na formação para a atuação em políticas sociais, compreendendo um estudo teórico, de base bibliográfica e documental, acerca das discussões histórico-epistemológicas no campo psicológico. Destaca-se que tais discussões tanto oferecem a base para o desenvolvimento do senso crítico acerca da psicologia enquanto área dispersa e fragmentada como também possibilitam o desvelamento da condição escamoteada da psicologia enquanto saber auxiliar ao controle subjetivo e ideológico dos indivíduos pelo Estado.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
41
Páginas
1-26
Data
08-05-2024
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:30
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2024 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Rudá, C., Patiño, R. A., & Silva, G. A. da. (2024). O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 41, 1–26. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.41907
Citation 'abnt'
RUDÁ, C.; PATIÑO, R. A.; SILVA, G. A. DA. O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 41, p. 1–26, 5 ago. 2024.
Ligação para este recurso