Imagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Massimi, Marina (Autor)
Título
Imagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial
Resumo
O artigo aborda a função e atuação do dinamismo psíquico na recepção da imagem, segundo algumas importantes teorias filosóficas disponíveis no universo cultural do período clássico, da Idade Média e da Idade Moderna no Ocidente, inclusive no Brasil: as teorias de Aristóteles, Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. Evidencia a importância desses alicerces para as discussões acerca dos conceitos de imagem e da imaginação tomados como processo psíquico, na modernidade e também para suas aplicações no âmbito da teologia e da retórica sacra. Mostra que nessas teorias o funcionamento do fenômeno psíquico da imaginação é tomado de modo integrado aos demais processos; dos sentidos, da memória e do entendimento, dos afetos e da vontade, que é elemento indispensável no percurso do conhecimento, e que sempre é referido à imagem, em suas múltiplas dimensões sugeridas pelo específico universo cultural.
Título da publicação
Arquivos Brasileiros de Psicologia
Volume
63
Edição
3
Páginas
117-129
Data
2011
Idioma
Português
ISSN
1809-5267
Data de acesso
30/07/2024 15:53
Catálogo de biblioteca
Extra
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Citation 'apa'
Massimi, M. (2011). Imagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 63(3), 117–129. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v63n3/10.pdf
Citation 'abnt'
MASSIMI, M. Imagens e imaginação nas tradições filosóficas transmitidas no Brasil colonial. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63, n. 3, p. 117–129, 2011.
Ligação para este recurso