A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Fierro, Catriel (Autor)
Título
A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush
Resumo
Comemorando os quarenta anos do artigo Should the History of Science Be Rated X? de Stephen Brush, propõe-se uma reflexão a respeito da relação entre o ensino da história da psicologia, a historiografia e a formação dos psicólogos. Em primeiro lugar, sintetiza-se a argumentação de Brush em torno à história da ciência e seu ensino. Depois, descreve-se a apropriação desde a história da psicologia e seu ensino de certas problemáticas citadas pelo autor, detalhando a questão da raiz geracional do conhecimento histórico e a necessidade da ampliação do gênero e tarefa histórica. Finalmente, menciona-se a questão da tensão entre a vertente curricular e acadêmica da história. Conclui-se que a adoção de uma moderada atitude crítica e de um marco historiográfico sociológico por parte dos docentes conseguiria evitar um ensino da história parcial e enviesado.
Título da publicação
Estudos e Pesquisas em Psicologia
Volume
15
Edição
1
Páginas
310–330
Data
15-04-2015
Idioma
Espanhol
ISSN
1808-4281
Data de acesso
2023-02-01
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Extra
Rio de Janeiro
Citation 'apa'
Fierro, C. (2015). A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde “Should the History of Science Be Rated X?” por Stephen Brush. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 310–330. https://doi.org/https://doi.org/10.12957/epp.2015.16076
Citation 'abnt'
FIERRO, C. A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde “Should the History of Science Be Rated X?” por Stephen Brush. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 310–330, 15 abr. 2015.
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