A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Fierro, Catriel (Autor)
 
Título
            A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush
        Resumo
            Comemorando os quarenta anos do artigo Should the History of Science Be Rated X? de Stephen Brush, propõe-se uma reflexão a respeito da relação entre o ensino da história da psicologia, a historiografia e a formação dos psicólogos. Em primeiro lugar, sintetiza-se a argumentação de Brush em torno à história da ciência e seu ensino. Depois, descreve-se a apropriação desde a história da psicologia e seu ensino de certas problemáticas citadas pelo autor, detalhando a questão da raiz geracional do conhecimento histórico e a necessidade da ampliação do gênero e tarefa histórica. Finalmente, menciona-se a questão da tensão entre a vertente curricular e acadêmica da história. Conclui-se que a adoção de uma moderada atitude crítica e de um marco historiográfico sociológico por parte dos docentes conseguiria evitar um ensino da história parcial e enviesado.
        Título da publicação
            Estudos e Pesquisas em Psicologia
        Volume
            15
        Edição
            1
        Páginas
            310–330
        Data
            15-04-2015
        Idioma
            Espanhol
        ISSN
            1808-4281
        Data de acesso
            2023-02-01
        Catálogo de biblioteca
            Google Scholar
        Extra
            Rio de Janeiro
        Citation apa
            Fierro, C. (2015). A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde “Should the History of Science Be Rated X?” por Stephen Brush. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 310–330. https://doi.org/https://doi.org/10.12957/epp.2015.16076
Citation abnt
            FIERRO, C. A história da psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde “Should the History of Science Be Rated X?” por Stephen Brush. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 310–330, 15 abr. 2015. 
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