Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Souza, Solange Jobim e (Autor)
Título
Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais
Resumo
Este artigo é um ensaio teórico que analisa a palavra “construtivismo” no contexto da teoria epistemológica de Jean Piaget. Além disto, discute o modo como os educadores do ensino básico compreendem e utilizam este conceito, especialmente a partir da década de 1970. As teorias da linguagem de Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin foram utilizadas como referências para a análise do sentido da palavra “construtivismo” no contexto das práticas discursivas dos professores do ensino básico. O uso meramente instrumental da linguagem e a preocupação exclusiva com métodos e técnicas de ensinoaprendizagem, nos cursos de formação de professores, são abordagens consideradas inadequadas para dar conta da complexidade do ato educativo, merecendo uma avaliação crítica dos profissionais da área.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
15
Páginas
61-69
Data
2008-10-12
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Construtivismo
Data de acesso
06/06/2024 22:46
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Souza, S. J. e. (2008). Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 15, 61–69. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6684/4257
Citation 'abnt'
SOUZA, S. J. E. Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 15, p. 61–69, 12 out. 2008.
Ligação para este recurso