A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas

Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
Título
A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas
Resumo
Este artigo analisa o uso da canção popular brasileira como dispositivo de intervenção no campo da Clínica ético-política e da História Oral. Trabalhamos com grupos de jovens entre 10 a 14 anos em oficinas de composição musical realizadas em duas favelas: a favela da Mangueira e a favela do Morro dos Macacos, situadas na cidade do Rio de Janeiro. Procuramos analisar a canção como uma fonte vigorosa para uma história do tempo presente, podendo evidenciar a reserva/fonte de memória de um grupo em uma época, servindo de resistência ao produzir questionamentos dos modelos hegemônicos com a invenção de mundos diferentes.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
12
Edição
2
Páginas
99-112
Data
26-12-2016
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
A canção como dispositivo
Data de acesso
30/05/2024 19:45
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Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 2
Citation 'apa'
Lima, M. B. (2016). A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas. Mnemosine, 12(2), 99–112. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41655/pdf_364
Citation 'abnt'
LIMA, M. B. A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas. Mnemosine, v. 12, n. 2, p. 99–112, 26 dez. 2016.