A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Oliveira, Maria Helena Palma de (Autor)
Título
A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros
Resumo
Estudaram-se características predominantes das formas de representação de si-mesmo na infância/adolescência em autobiografias de 27 escritores brasileiros do século XX, de diversos períodos literários que relataram episódios de relacionamentos adulto-criança e criança-adulto, no âmbito familiar. Marcados pelo sofrimento físico e/ou psíquico. A pesquisa documental tomou como temática a infância/adolescência e como personagens o adulto responsável e a criança/adolescente. O relacionamento da criança/adolescente-adulto responsável evidenciou-se (54,5%) pelo medo, submissão, indiferença afetiva ou ambiguidade (admiraçã-oódio). Na representação de si-mesmo na infância/adolescência predominou (66,3%) a negatividade caracterizada por sentimentos de culpa, fragilidade, fracasso, submissão, manipulação e infelicidade. Os resultados marcam o caráter evolutivo da construção de significados sociais da infância, no Brasil, próprias de práticas cotidianas da primeira metade do século XX; mostram a importância da família na estruturação das temáticas que orientaram a representação de si-mesmo e de modo mais amplo da cultura, moldando a concepção de pessoalidade do indivíduo.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
17
Páginas
107-121
Data
2009-10-06
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Oliveira, M. H. P. de. (2009). A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 17, 107–121. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6669/4243
Citation 'abnt'
OLIVEIRA, M. H. P. DE. A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 17, p. 107–121, 6 out. 2009.
Ligação para este recurso