Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Turci, Deolinda Armani (Autor)
- Lourenço, Érika (Autor)
- Souza, Giovana M. (Autor)
Título
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.
Título da publicação
Educação em Foco
Volume
24
Edição
44
Páginas
259-282
Data
2021-12-29
Abreviatura do periódico
Educação em Foco
Idioma
Português
Título curto
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Catálogo de biblioteca
ResearchGate
Citation 'apa'
Turci, D. A., Lourenço, É., & Souza, G. M. (2021). Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte. Educação em Foco, 24(44), 259–282. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452
Citation 'abnt'
TURCI, D. A.; LOURENÇO, É.; SOUZA, G. M. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte. Educação em Foco, v. 24, n. 44, p. 259–282, 29 dez. 2021.
Ligação para este recurso