Superdotação e seus mitos

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Superdotação e seus mitos
Resumo
Vários estudos têm destacado algumas ideias equivocadas que perpassam o tema das altas habilidades / superdotação, influenciando diretamente na educação dos indivíduos talentosos. Assim, o objetivo geral deste estudo é realizar uma investigação a respeito dos mitos que ainda perpassam o tema das altas habilidades / superdotação na atualidade, estabelecendo um paralelo com a evolução das leis e políticas públicas voltadas para o atendimento aos superdotados no Brasil. As pesquisas analisadas indicam que somente as leis não são suficientes para determinar uma educação efetiva aos alunos superdotados se não houver uma divulgação esclarecedora do tema. A análise crítica dos estudos abordados poderá favorecer a realização de novas pesquisas sobre a forma como a superdotação tem sido entendida pela sociedade. Além disso, os questionamentos suscitados poderão auxiliar a elaboração e aprimoramento de programas voltados para os indivíduos superdotados e para o meio no qual estão inseridos.
Título da publicação
Psicologia Escolar e Educacional
Volume
14
Edição
2
Páginas
301-309
Data
2010-12
Abreviatura do periódico
Psicol. Esc. Educ.
Idioma
Português
ISSN
2175-3539
Data de acesso
22/07/2024 00:09
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation 'apa'
Antipoff, C. A., & Campos, R. H. de F. (2010). Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, 14(2), 301–309. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200012
Citation 'abnt'
ANTIPOFF, C. A.; CAMPOS, R. H. DE F. Superdotação e seus mitos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 2, p. 301–309, dez. 2010.