Significados e experiências de vida na velhice de centenários
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rabinovich, Elaine Pedreira (Autor)
- Dias, Cristina Maria de Souza Brito (Autor)
- Brito, Eliana Sales (Autor)
- Ferreira, Marilaine Matos de Menezes (Autor)
Título
Significados e experiências de vida na velhice de centenários
Resumo
Pessoas estão chegando aos cem anos desfrutando de saúde física e mental. Esta pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, buscou compreender os significados dados à velhice avançada por centenários. Participaram do estudo 12 idosos (as), viúvos (as), com idade entre 96 e 104 anos (oito mulheres e quatro homens). Os dados foram coletados por meio de um questionário biosociodemográfico e um roteiro de entrevistas, que continha três perguntas disparadoras: A que atribui ter vivido tanto? Como descreve os vários momentos de sua vida? O que guarda de mais significativo em sua vida? As entrevistas foram analisadas utilizando a Análise de conteúdo descrita por Minayo. Da análise temática das narrativas destacaram-se as categorias: longevidade, experiências de vida e memórias significativas. Concluiu que, ao lado da diminuição das capacidades sensoriais e motoras, há uma continuidade do sentimento de si que, conjuntamente com a espiritualidade/religiosidade dos entrevistados, aponta para a presença de gerotranscendência como um processo de enfrentamento das contingências associadas à velhice tardia.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
38
Páginas
1-24
Data
2021-12-07
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:29
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2021 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Rabinovich, E. P., Dias, C. M. de S. B., Brito, E. S., & Ferreira, M. M. de M. (2021). Significados e experiências de vida na velhice de centenários. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 38, 1–24. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.34397
Citation 'abnt'
RABINOVICH, E. P. et al. Significados e experiências de vida na velhice de centenários. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 38, p. 1–24, 7 dez. 2021.
Ligação para este recurso