Psicologia e educação: resgate e produção de histórias
Tipo de recurso
            
        Autor ou contribuidor
                    - Rocha, Marisa Lopes da (Autor)
 
Título
            Psicologia e educação: resgate e produção de histórias
        Resumo
            As peculiaridades do desenvolvimento da sociedade brasileira no século XX marcam o percurso do psicólogo nas práticas escolares. Através do trabalho de Maria Helena de Souza Patto, no qual o homem é colocado em relação ao homem situado, pode-se perceber o fracasso escolar como fruto de um modo de pensar/dizer educação e psicologia. A Educação, produtora de normas e formadora de subjetividades, apresenta à Psicologia o desafio de analisar as relações de poder e relações criadoras e reprodutoras das instituições que dão forma à vida escolar. O sujeito da modernidade com seu conformismo necessita do resgate da atitude filosófica e da intervenção da pesquisa como metodologia  potencializadora de rupturas. Neste resgate do tempo das ações, o psicólogo escolar encontra-se inserido em um território de investigações, no qual fracasso e conquistas são parte integrante da escola, e sua prática deve proporcionar transformações e a permanente desnaturalização das instituições.
        Título da publicação
            Mnemosine
        Volume
            1
        Edição
            0
        Páginas
            199-202
        Data
            29-07-2004
        Idioma
            Português
        ISSN
            1809-8894
        Título curto
            Psicologia e Educação
        Data de acesso
            01/09/2023 23:47
        Catálogo de biblioteca
            
        Direitos
            Direitos autorais 2019 Mnemosine
        Citation apa
            Rocha, M. L. da. (2004). Psicologia e educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine, 1(0), 199–202. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41356/pdf_25
Citation abnt
            ROCHA, M. L. DA. Psicologia e educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine, v. 1, n. 0, p. 199–202, 29 jul. 2004. 
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