Psicologia e educação: resgate e produção de histórias
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Rocha, Marisa Lopes da (Autor)
Título
Psicologia e educação: resgate e produção de histórias
Resumo
As peculiaridades do desenvolvimento da sociedade brasileira no século XX marcam o percurso do psicólogo nas práticas escolares. Através do trabalho de Maria Helena de Souza Patto, no qual o homem é colocado em relação ao homem situado, pode-se perceber o fracasso escolar como fruto de um modo de pensar/dizer educação e psicologia. A Educação, produtora de normas e formadora de subjetividades, apresenta à Psicologia o desafio de analisar as relações de poder e relações criadoras e reprodutoras das instituições que dão forma à vida escolar. O sujeito da modernidade com seu conformismo necessita do resgate da atitude filosófica e da intervenção da pesquisa como metodologia potencializadora de rupturas. Neste resgate do tempo das ações, o psicólogo escolar encontra-se inserido em um território de investigações, no qual fracasso e conquistas são parte integrante da escola, e sua prática deve proporcionar transformações e a permanente desnaturalização das instituições.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
1
Edição
0
Páginas
199-202
Data
29-07-2004
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Título curto
Psicologia e Educação
Data de acesso
01/09/2023 23:47
Catálogo de biblioteca
Direitos
Direitos autorais 2019 Mnemosine
Citation 'apa'
Rocha, M. L. da. (2004). Psicologia e educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine, 1(0), 199–202. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41356/pdf_25
Citation 'abnt'
ROCHA, M. L. DA. Psicologia e educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine, v. 1, n. 0, p. 199–202, 29 jul. 2004.
Ligação para este recurso