A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930)
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Espírito Santo, Adriana Amaral do (Autor)
- Jacó-Vilela, Ana Maria (Autor)
- Ferreri, Marcelo de Almeida (Autor)
Título
A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930)
Resumo
Este trabalho procura analisar historicamente o conceito de infância no Brasil e como a representação infantil passou de um papel secundário no sistema colonial a foco das preocupações no século XIX, através da atuação dos médicos higienistas. A partir da análise das teses de doutoramento da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro que discorrem sobre a criança, produzidas no período de 1832 a 1930, procuramos investigar de que maneira a construção e disciplina do corpo infantil se refletem no desenvolvimento de uma ciência psicológica. Neste percurso, deparamo-nos com discussões sobre temas que englobam não apenas o corpo, mas também a compreensão da alma infantil, sob a influência do paradigma científico e das teorias evolucionistas vigentes à época. Além disso, associada à imagem infantil, também encontramos a importância da mulher - enquanto mãe e ama - como mantenedora da família, constituindo uma nova moldagem também da figura feminina.
Título da publicação
Psicologia em Estudo
Volume
11
Edição
1
Páginas
19-28
Data
2006-04
Abreviatura do periódico
Psicol. Estud.
Idioma
Português
ISSN
1413-7372, 1807-0329
Data de acesso
12/11/2024 18:23
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Universidade Estadual de Maringá
Citation 'apa'
Espírito Santo, A. A. do, Jacó-Vilela, A. M., & Ferreri, M. de A. (2006). A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930). Psicologia em Estudo, 11(1), 19–28. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000100003
Citation 'abnt'
ESPÍRITO SANTO, A. A. DO; JACÓ-VILELA, A. M.; FERRERI, M. DE A. A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930). Psicologia em Estudo, v. 11, n. 1, p. 19–28, abr. 2006.
Ligação para este recurso