Motivos para o ingresso na pós-graduação stricto sensu - uma pesquisa com estudantes de uma IES pública
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Silva, Silvia Maria Cintra da (Autor)
- Antunes, Mitsuko Aparecida Makino (Autor)
- Pegoraro, Renata Fabiana (Autor)
- Miranda, Gilberto José (Autor)
- Silva, Leonardo Barbosa e (Autor)
Título
Motivos para o ingresso na pós-graduação stricto sensu - uma pesquisa com estudantes de uma IES pública
Resumo
No mundo gerido pelas relações de trabalho, a escolha por realizar um curso após a conclusão da graduação vislumbra possíveis perspectivas em termos profissionais. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo conhecer os motivos relatados por estudantes de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o ingresso no curso. De caráter quali-quanti, o estudo envolveu aplicação de questionário on-line, pela Plataforma SurveyMonkey, respondido por 374 estudantes de 36 programas de mestrado e doutorado. A análise de dados foi realizada por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e da análise de conteúdo e propiciou a organização das respostas em quatro eixos de análise: a) Carreira acadêmica; b) Qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho e aumento salarial; c) Aprofundar conhecimentos / Pesquisa, d) Questões pessoais/ Falta de opção. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento precisam ser compreendidos e mediados por ações pedagógicas intencionalmente elaboradas e destinadas a esse público na universidade. Além disso, o motivo gerador de sentido para a realização de um mestrado ou doutorado precisa vincular-se ao significado social da pós-graduação de modo ampliado, visando à formação e à emancipação humana.
Título da publicação
Psicologia Escolar e Educacional
Volume
27
Páginas
1-12
Data
2023-12-18
Abreviatura do periódico
Psicol. Esc. Educ.
Idioma
Português
ISSN
2175-3539
Data de acesso
13/08/2024 00:13
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation 'apa'
Silva, S. M. C. da, Antunes, M. A. M., Pegoraro, R. F., Miranda, G. J., & Silva, L. B. e. (2023). Motivos para o ingresso na pós-graduação stricto sensu - uma pesquisa com estudantes de uma IES pública. Psicologia Escolar e Educacional, 27, 1–12. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-250905
Citation 'abnt'
SILVA, S. M. C. DA et al. Motivos para o ingresso na pós-graduação stricto sensu - uma pesquisa com estudantes de uma IES pública. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. 1–12, 18 dez. 2023.
Ligação para este recurso