Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Silveira, Amanda da Costa da (Autor)
- Gomes, William Barbosa (Autor)
Título
Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas
Resumo
Trata-se de uma análise fenomenológica da conversa interna em duas condições: (a) desempenho de tarefa em voz alta contextualizada por parâmetros psicométricos, (b) experiência consciente da vida cotidiana. Participaram do estudo 23 estudantes universitários, com idade variando entre 17 e 28 anos. Três instrumentos foram utilizados: Teste Matrizes Progressivas de Raven, Questionário de Ruminação e Reflexividade, Entrevista Fenomenológica. Na análise destacou-se: a tríade estrutural de uma voz (eu) que fala a uma terceira parte (você) sobre um objeto (mim) conforme o modelo Peirce-Mead de Nobert Wiley, a intencionalidade bidimensional entre a tarefa e o self, as interferências da ruminação no desempenho do teste de Raven. As entrevistas fenomenológicas descreveram quando, para que, e como ocorre a conversa interna, e quando é inoportuna (pensamento circular) e oportuna (pensamento produtivo). A análise diferenciou a função de dados de terceira e de primeira pessoa na elucidação de um fenômeno cognitivo.
Título da publicação
Paidéia (Ribeirão Preto)
Volume
22
Edição
51
Páginas
43-52
Data
2012-04
Abreviatura do periódico
Paidéia (Ribeirão Preto)
Idioma
Português
ISSN
0103-863X, 1982-4327
Data de acesso
05/09/2024 22:21
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation 'apa'
Silveira, A. da C. da, & Gomes, W. B. (2012). Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 43–52. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100006
Citation 'abnt'
SILVEIRA, A. DA C. DA; GOMES, W. B. Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 22, n. 51, p. 43–52, abr. 2012.
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