A experiência de “obediência” nas Indipetae
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Pacheco, Paulo Roberto de Andrada (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
A experiência de “obediência” nas Indipetae
Resumo
Da análise de algumas cartas Indipetae, chegamos a descrever um dinamismo de elaboração da experiência revelador de um modus vivendi construído sobre as bases da chamada psicologia filosófica aristotélicotomista. Com o presente artigo pretendemos apresentar um aspecto desse vivido e suas influências e implicações, tomando como referência os contextos histórico e institucional de produção do gênero de documentos com o qual trabalhamos – correspondência epistolar jesuítica –, bem como o horizonte retórico dessa produção. O aspecto a que nos dedicamos, presentemente, é à “obediência”: segundo passo de um dinâmica – a que demos o nome de “experiência de liberdade” – composta de três momentos: “conhecimento de si”, “obediência” e “consolação”. Como resultado da investigação, identificamos uma forma de compreensão da obediência somente possível na medida da consideração do Homem Total, na sua unidade biopsíquicosócioespiritual, típica da mentalidade da Antiga Companhia de Jesus.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
17
Páginas
22-44
Data
2009-10-06
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Pacheco, P. R. de A., & Massimi, M. (2009). A experiência de “obediência” nas Indipetae. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 17, 22–44. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6663/4237
Citation 'abnt'
PACHECO, P. R. DE A.; MASSIMI, M. A experiência de “obediência” nas Indipetae. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 17, p. 22–44, 6 out. 2009.
Ligação para este recurso