A criança agressiva para além do transtorno opositor desafiador (TOD)

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
A criança agressiva para além do transtorno opositor desafiador (TOD)
Resumo
O artigo visa a trazer algumas contribuições da psicanálise sobre a agressividade, considerando seu caráter constitutivo para a subjetividade. O diagnóstico de Transtorno Opositor Desafiador (TOD) tem feito com que algumas manifestações agressivas, essenciais para a organização subjetiva de uma criança, sejam vistas como comportamentos patológicos a serem eliminados através do tratamento terapêutico ou medicamentoso. Uma passagem por autores de diferentes orientações psicanalíticas, incluindo textos iniciais de Lacan, admite outras leituras da agressividade, da oposição e do desafio, que ampliam as possibilidades do fazer clínico e, por conseguinte, do universo simbólico em que uma criança pode circular e se situar. Considerar a agressividade enquanto constitutiva, multifacetada e contextual é dar voz ao que muitas vezes tentamos silenciar sem levantar questões.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
17
Edição
1
Páginas
332-348
Data
27-08-2021
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:52
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Direitos
Copyright (c) 2021 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Lucero, A., Souza, I. M. C. de, & Cittadino, N. S. (2021). A criança agressiva para além do transtorno opositor desafiador (TOD). Mnemosine, 17(1), 332–348. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61856
Citation 'abnt'
LUCERO, A.; SOUZA, I. M. C. DE; CITTADINO, N. S. A criança agressiva para além do transtorno opositor desafiador (TOD). Mnemosine, v. 17, n. 1, p. 332–348, 27 ago. 2021.