Fundamentos metodológicos do pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur: o problema do mal
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Tavares, Manuel (Autor)
Título
Fundamentos metodológicos do pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur: o problema do mal
Resumo
A finalidade deste estudo é a de assinalar os grandes e principais vectores, em função dos quais se estrutura o pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur, um dos mais distintos filósofos do seu tempo e um dos maiores e mais brilhantes pensadores da segunda metade do séc. XX. O seu pensamento antropológico e ético constitui o fundamento da construção de uma ontologia e estrutura-se em torno do problema do mal, sempre desafiante para o pensamento filosófico. O mal exprime-se através de narrativas simbólicas que devem ser interpretadas, dada a sua polissemia. Neste sentido, uma das mediações da hermenêutica de Ricoeur é a Psicanálise freudiana através da qual mergulha numa arqueologia do sujeito desmistificando o carácter repressivo da cultura e a concepção pura e abstracta de sujeito.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
10
Páginas
136-146
Data
01-04-2006
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Fundamentos metodológicos do pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur
Data de acesso
06/06/2024 22:44
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Tavares, M. (2006). Fundamentos metodológicos do pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur: o problema do mal. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 10, 136–146. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6739/4312
Citation 'abnt'
TAVARES, M. Fundamentos metodológicos do pensamento antropológico e ético de Paul Ricoeur: o problema do mal. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 10, p. 136–146, 4 jan. 2006.
Ligação para este recurso