Mutações da paisagem urbana no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Mutações da paisagem urbana no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX
Resumo
Contemporaneamente, a instituição do sistema de cotas para estudantes afro-descendentes nas Universidades Públicas e em concursos públicos pode ser analisada como uma das formas pelas quais a questão racial no Brasil se mostra ainda presente. A população em geral tem se manifestado, expressando suas opiniões em relação a essa proposta. A principal justificativa para tal medida reside em pretender ser uma ação afirmativa de inclusão social, que viria a redimir o país da dívida para com os descendentes daqueles que, por mais de trezentos anos, sofreram o peso da escravidão. Dentre os argumentos contrários, encontram-se os que avaliam essa iniciativa como podendo provocar um racismo ao inverso. O debate não se esgota nesse resumo das discussões sobre o tema apresentado, pois elas se têm complexificado. No presente artigo, consideramos pertinente trazer à tona a antiga e complexa questão racial, apontando para sua atualidade e possibilitando colocá-la em análise. Nesse sentido, pretendemos utilizar a proposição das cotas como disparador para estudar a problemática da raça no momento em que essa categoria se configurou como conceito científico justificador das políticas governamentais relativas à população brasileira no final do século XIX. Para tratar esse problema, pensamos que a escolha de um objeto de pesquisa deve ser determinado pelas lutas contemporâneas, pois acreditamos que elas apontam para algum acontecimento histórico que reverbera até hoje, fazendo-nos crer que as coisas sempre foram naturais, quando são efeito de múltiplos embates entre homens, saberes e poderes. Daí, algumas perguntas podem ser feitas: qual é a cor do negro brasileiro?; qual é a cor do brasileiro?
Título da publicação
Mnemosine
Volume
1
Edição
1
Páginas
98-122
Data
25-11-2005
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
02/09/2023 20:22
Catálogo de biblioteca
Direitos
Direitos autorais 2019 Mnemosine
Citation 'apa'
Josephson, S. C., & Jacó-Vilela, A. M. (2005). Mutações da paisagem urbana no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Mnemosine, 1(1), 98–122. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41364/pdf_33
Citation 'abnt'
JOSEPHSON, S. C.; JACÓ-VILELA, A. M. Mutações da paisagem urbana no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Mnemosine, v. 1, n. 1, p. 98–122, 25 nov. 2005.