Relação professor-aluno e o drama da psiquiatrização docente: um estudo a partir de dados do município de Goiânia
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Rosa, Jullyana Silva (Autor)
- Toassa, Gisele (Autor)
- Septimio, Ana Laura De Moura (Autor)
- Aquino, Pabliny Marques De (Autor)
- Silva, Karinny Gonçalves Da (Autor)
Título
Relação professor-aluno e o drama da psiquiatrização docente: um estudo a partir de dados do município de Goiânia
Resumo
Vinculada ao Projeto “Medicalização em Goiás: investigações críticas na história e contemporaneidade de práticas e discursos biopsicossociais”, o presente artigo relata pesquisa referente ao drama da psiquiatrização docente na relação professor-aluno da rede municipal de Goiânia. O absenteísmo-doença de professores da educação básica, por razões médicas codificadas com o índice F do CID-10, mostra um contexto de precarização e de alienação do trabalho no capitalismo, com impactos na relação social entre docentes e estudantes. Discutimos as características apontadas dessa (e nessa) interação que desvelam a complexidade dialética do drama do adoecimento psíquico e das condições materiais da vivência laboral, com a análise qualitativa de fichas-síntese elaboradas a partir de prontuários de licenças médicas disponibilizados pela Junta Médica Municipal de Goiânia. Nosso referencial foi a Psicologia Histórico-Cultural tal como interpretada pela Clínica da Atividade de Yves Clot. Consideramos 35 fichas - de 109 analisadas - que se referem à relação professor-aluno no decorrer do processo de psiquiatrização docente. Em seguida, criamos categorias, rotuladas como queixas e desdobramentos, que revelam processos comuns no sofrimento desses docentes. Observamos que a presença de psicopatologias laborais se relaciona à precarização e à desapropriação do real da atividade pelo trabalhador. Consideramos que a doença é um processo socialmente constituído no âmago de um contexto histórico-social dialético, finalizando nossa pesquisa com destaque para a intervenção coletiva como recurso de enfrentamento à psiquiatrização, bem como subsidiando políticas públicas que visem a enfrentar a precarização laboral.
Título da publicação
Educação em Revista
Volume
40
Páginas
1-14
Data
2024-02-12
Abreviatura do periódico
Educ. rev.
Idioma
Português
ISSN
0102-4698, 1982-6621
Título curto
Relação professor-aluno e o drama da psiquiatrização docente
Data de acesso
29/10/2024 14:30
Catálogo de biblioteca
SciELO
Extra
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citation 'apa'
Rosa, J. S., Toassa, G., Septimio, A. L. D. M., Aquino, P. M. D., & Silva, K. G. D. (2024). Relação professor-aluno e o drama da psiquiatrização docente: um estudo a partir de dados do município de Goiânia. Educação em Revista, 40, 1–14. https://doi.org/10.1590/0102-469842679
Citation 'abnt'
ROSA, J. S. et al. Relação professor-aluno e o drama da psiquiatrização docente: um estudo a partir de dados do município de Goiânia. Educação em Revista, v. 40, p. 1–14, 12 fev. 2024.
Ligação para este recurso