O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Cruz, Thiago de Paula (Autor)
Título
O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard
Resumo
Trata-se de um estudo teórico que tem por objetivo compreender o sentido de psicologia para Haufniensis (um dos vários pseudônimos de Kierkegaard) em sua única obra: “O conceito de angústia”. O estudo dos discursos psicológicos de Kierkegaard é ainda incipiente no Brasil e com este artigo buscamos contribuir com a discussão de sua obra em outros meios que não somente o da filosofia e o da teologia. Constatou-se que a psicologia é uma ciência privilegiada, que trata da existência e da história individual (o espírito subjetivo) por intermédio da observação de si e de outros em seu cotidiano. Ao final, surgiu a questão sobre o possível ânimo irônico que deveria existir naqueles que se dedicam à psicologia e uma nova pergunta: deveriam ser os psicólogos irônicos?
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
18
Páginas
56-67
Data
2010-04-23
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
O sentido de psicologia para Haufniensis
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Cruz, T. de P. (2010). O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 18, 56–67. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6639/4213
Citation 'abnt'
CRUZ, T. DE P. O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 18, p. 56–67, 23 abr. 2010.
Ligação para este recurso