A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização
Resumo
Este artigo apresenta uma análise das primeiras experiências de escolarização de crianças com deficiência nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, por meio dos trabalhos de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780), Jean Marc Gaspard Itard (1774-1838), Edouard Séguin (1812-1880) e Maria Montessori (1870-1952), identificando pressupostos metodológicos que contribuíram para a constituição da área da Educação Especial e da Psicologia. Trata-se de uma pesquisa histórica que considera a produção teórica na área da educação especial e da psicologia, contemplando a leitura e a análise de livros, artigos, teses, dissertações e, principalmente, textos e obras completas de autoria dos educadores pesquisados. As análises apontaram que, ao proporcionarem condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças com deficiência, os trabalhos desses educadores contribuíram para a constituição histórica da educação especial, bem como apresentam as raízes do processo hoje denominado de inclusão social.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
40
Páginas
1-22
Data
2023-12-18
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
A criança com deficiência
Data de acesso
09/06/2024 17:30
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2023 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Rosa, K. N. da S., & Antunes, M. A. M. (2023). A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 40, 1–22. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2023.44591
Citation 'abnt'
ROSA, K. N. DA S.; ANTUNES, M. A. M. A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 40, p. 1–22, 18 dez. 2023.
Ligação para este recurso