Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Cunha, Marcelo de Magalhães (Autor)
- Campos, Regina Helena de Freitas (Autor)
Título
Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos
Resumo
Esse artigo relaciona-se às linhas da psicologia da educação e da psicologia da música, e tem como objeto de estudo a motivação para o aprendizado da música. O referencial teórico partiu de alguns pontos da teoria interacionista de Jean Piaget. O objetivo principal foi analisar de que forma as relações com as pessoas da família e com a escola favorecem a motivação para o estudo da música. Como exemplos, foram realizados dois estudos de caso - um estudante e uma instrumentista profissional - investigados através de entrevistas sobre as questões afetivas nas relações sociais durante o processo de formação musical. Conclui-se que as figuras de mãe e pai são os principais motivadores para o aprendizado da música e que, na ausência desse apoio familiar, o sujeito pode se motivar no ambiente escolar desde que professores ou colegas representem ou simbolizem tais figuras. Nesse sentido, o estudo e o domínio da música podem ser motivados como uma forma de criação de laços sociais.
Título da publicação
OPUS
Volume
19
Edição
1
Páginas
187-214
Data
2013-05-27
Idioma
Português
ISSN
15177017
Data de acesso
21/07/2024 23:05
Catálogo de biblioteca
Citation 'apa'
Cunha, M. de M., & Campos, R. H. de F. (2013). Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos. OPUS, 19(1), 187–214. https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/156/140
Citation 'abnt'
CUNHA, M. DE M.; CAMPOS, R. H. DE F. Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos. OPUS, v. 19, n. 1, p. 187–214, 27 maio 2013.
Ligação para este recurso