Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Castelo Branco, Paulo Coelho (Autor)
- Cirino, Sergio Dias (Autor)
Título
Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa
Resumo
Estudo teórico que aborda, em uma revisão narrativa, a noção rogeriana de consciência, relacionando-a com o seu contexto estadunidense de ideias psicológicas, procedente de William James, e a apropriação do legado de Carl Rogers no Brasil, a partir de uma estirpe fenomenológica. Nesse sentido, apresentamos as noções de consciência nas teorias de Carl Rogers, William James e Edmund Husserl. Em seguida, discutimos as controvérsias e as possibilidades que tal apropriação provoca no desenvolvimento brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), em relação: aos aspectos funcionais e intencionais da consciência; as perspectivas empíricas e transcendentais da pessoa; as possibilidades de uma abordagem fenomenológica da ACP; as dimensões locais da ACP; ao risco de assumir uma postura avessa aos rogerianismos. Concluímos que essa reflexão problematiza e aprofunda elementos teóricos concernentes à Psicologia de Rogers; e compreende o desenvolvimento e a hibridização desse conhecimento no Brasil, de modo a refletir suas extensões.
Título da publicação
Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia
Volume
9
Edição
2
Páginas
241-258
Data
12-2016
Idioma
Português
ISSN
1983-8220
Data de acesso
23/09/2024 17:49
Catálogo de biblioteca
Extra
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Citation 'apa'
Castelo Branco, P. C., & Cirino, S. D. (2016). Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia, 9(2), 241–258. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-82202016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Citation 'abnt'
CASTELO BRANCO, P. C.; CIRINO, S. D. Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, n. 2, p. 241–258, 2016.
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