A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro
Resumo
A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
23
Páginas
70-92
Data
2012-10-01
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:49
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Carneiro, S. F. B., & Szymanski, H. (2012). A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 23, 70–92. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6556/4137
Citation 'abnt'
CARNEIRO, S. F. B.; SZYMANSKI, H. A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 23, p. 70–92, 1 out. 2012.