Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização

Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
Título
Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização
Resumo
Psicologia na educação? Por quê? Para quê? O objetivo desta coletânea é apresentar fundamentação teórico-prática sobre a atuação da psicologia em sua interação com a educação. Historicamente, psicologia e educação sempre estiveram próximas, considerando-se a realidade brasileira. Entretanto, por muito tempo a psicologia aliou-se à educação para buscar nos indivíduos as explicações para suas mazelas educacionais. Grandes avanços teóricos na área, a partir da década de 1980, possibilitaram um novo compromisso entre psicologia e educação, no sentido de buscar contribuições, em uma perspectiva crítica, para que uma educação de qualidade estivesse ao alcance de todas as pessoas – processo fundamental para a construção da subjetividade e da humanização. Somente pelo acesso ao conhecimento produzido historicamente pelos homens e mulheres, ao longo do tempo, é possível promover a emancipação humana. Uma grande vitória foi conquistada em 2019, quando foi promulgada a Lei 13.935, que dispõe da prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação. Assim, na tentativa de apontar algumas respostas à pergunta feita no título desta obra, nos propomos, por meio dos textos aqui compilados, a apresentar fundamentos teóricos que sustentem a relevância da atuação de psicólogas(os) na educação, bem como expor vários exemplos de práxis realizadas exitosamente pela psicologia nos processos de escolarização.
Volume
1
Número da edição
1
Lugar
Curitiba
Editor
CRV
Data
2021-07-16
# de páginas
200
Idioma
Português
ISBN
9786525106953
Título curto
Por que a psicologia na educação?
Catálogo de biblioteca
Amazon
Citation 'apa'
Facci, M. G. D., Anache, A. A., & Caldas, R. F. L. (Orgs.). (2021). Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização (1o ed, Vol. 1). CRV.
Citation 'abnt'
FACCI, M. G. D.; ANACHE, A. A.; CALDAS, R. F. L. (EDS.). Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1