Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Bollela, Gabriela Daud (Autor)
- Massimi, Marina (Autor)
Título
Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos
Resumo
O objetivo do artigo é comparar duas narrativas acerca de um evento histórico à luz da história dos saberes psicológicos: o movimento de Canudos liderado por Antônio Conselheiro. As narrativas comparadas são: a interpretação dada por Euclides da Cunha acerca das características psicológicas dos participantes desse movimento, em Os Sertões; e os relatos acerca das experiências subjetivas vivenciadas em narrativas orais de sobreviventes de Canudos, colhidas por Odorico Tavares. As duas fontes, produzidas em diferentes gêneros literários (literatura e memória oral) focam as vivências dos participantes de Canudos, divergindo na forma como foram colhidas: a primeira por um observador externo e escritor interprete da visão cultural da intelectualidade brasileira da época; a segunda, expressão narrativa dos atores do movimento entrevistados. Os lugares-comuns evidenciados em ambas as narrativas foram analisados à luz dos respectivos universos histórico-culturais. As divergências emergentes são relacionadas a teorias e saberes psicológicos inerentes a esses universos.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
38
Páginas
1-37
Data
2021-03-23
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
09/06/2024 17:29
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2021 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Bollela, G. D., & Massimi, M. (2021). Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 38, 1–37. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.15286
Citation 'abnt'
BOLLELA, G. D.; MASSIMI, M. Comparação de narrativas sobre Canudos na perspectiva da história dos saberes psicológicos. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 38, p. 1–37, 23 mar. 2021.
Ligação para este recurso