Trajetórias coletivas de congadeiros
Tipo de recurso
Autores ou contribuidores
- Lima-Ferreira, Shirley de (Autor)
- Mahfoud, Miguel (Autor)
- Silva, Marcos Vieira (Autor)
Título
Trajetórias coletivas de congadeiros
Resumo
Neste artigo, apresentamos algumas considerações sobre as trajetórias coletivas, construídas a partir de um conjunto de histórias de vida narradas em entrevistas coletivas, de congadeiros negros residentesem São João Del-Rei (MG/Brasil). Buscamos sua articulação das lógicas da experiência no co-engendramento público e privado, localizando os congados enquanto pequenos grupos de pertença étnica, modos de objetivação de identidades que se configuram nesta tensão. Indicamos a existência de contradições constitutivas, não no campo dos juízos de valor e binarismos, mas em uma dialética das percepções que vão construindo, no interior deste grupo social, representações diferenciadas do que é o congado e de quem são os congadeiros. Nestas identidades estão implicados valores da classe operária, produzidos na vivência comunitária e legitimados no campo religioso em suas formas ecumênicas, históricas e contemporâneas. Indicamos a importância da família e da educação para migrações futuras nos espaços sociais delineando novos contornos a estas trajetórias.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
20
Páginas
177-200
Data
2011-04-18
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Lima-Ferreira, S. de, Mahfoud, M., & Silva, M. V. (2011). Trajetórias coletivas de congadeiros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 20, 177–200. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6630/4204
Citation 'abnt'
LIMA-FERREIRA, S. DE; MAHFOUD, M.; SILVA, M. V. Trajetórias coletivas de congadeiros. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 20, p. 177–200, 18 abr. 2011.
Ligação para este recurso