Narrativas autobiográficas nas cartas de jovens jesuítas do século XVII ao século XX
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Massimi, Marina (Autor)
Título
Narrativas autobiográficas nas cartas de jovens jesuítas do século XVII ao século XX
Resumo
O artigo estuda um grupo de cartas elaboradas no âmbito da Companhia de Jesus: as Litterae Indipetae, pelas quais jovens jesuítas pedem ao Superior geral da Companhia para servirem nas Missões. As Indipetae transmitem a particularidade da vivência de cada autor, na busca de explicitar suas motivações quanto ao desejo de ir atuar nos contextos missionários do além-mar. Configura-se assim a grande riqueza desta documentação do ponto de vista psicológico. Nossa hipótese é a de que tais fontes carregam significativos conteúdos de elaboração pessoal, tendo em vista a definição do próprio projeto de vida. O recorte espaço temporal de nossa análise compreende dois grupos de cartas elaboradas por jesuítas italianos respectivamente no século XVII (período da Antiga Companhia), XIX e XX (período da Nova Companhia). Os resultados da análise apontam para aspectos de continuidade e descontinuidade e evidenciam na vontade o motor principal do processo subjetivo documentado na narrativa.
Título da publicação
Mnemosine
Volume
10
Edição
1
Páginas
23-43
Data
20-10-2014
Idioma
Português
ISSN
1809-8894
Data de acesso
30/05/2024 19:42
Catálogo de biblioteca
Direitos
Copyright (c) 2019 Mnemosine
Extra
Number: 1
Citation 'apa'
Massimi, M. (2014). Narrativas autobiográficas nas cartas de jovens jesuítas do século XVII ao século XX. Mnemosine, 10(1), 23–43. https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41639/28908
Citation 'abnt'
MASSIMI, M. Narrativas autobiográficas nas cartas de jovens jesuítas do século XVII ao século XX. Mnemosine, v. 10, n. 1, p. 23–43, 20 out. 2014.
Ligação para este recurso