Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
Tipo de recurso
Autor ou contribuidor
- Mendonça, Kátia Marly Leite (Autor)
Título
Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir as idéias de Martin Buber acerca da educação e do papel do educador em sua correlação com tempos de crise. O diálogo, a partir de uma interface entre a sociologia, a teologia e a filosofia, ocorre estimulado por dois temas fundamentais: a dor da barbárie e a esperança. Trabalhar com uma educação voltada para o diálogo e para a construção de uma cultura de paz e solidariedade em tempos sombrios e vazios de sentido como os nossos significa, antes de tudo, perceber a tensão entre esses dois eixos que envolvem a vida dos homens na sociedade atual. A perspectiva buberiana acerca da tarefa de educar vem, sem dúvida, levantar algumas questões fundamentais que remetem não só às exigências da condição de educador, mas às possibilidades de educar em meio ao caos e à violência deste século.
Título da publicação
Memorandum: Memória e História em Psicologia
Volume
17
Páginas
45-59
Data
2009-10-06
Idioma
Português
ISSN
1676-1669
Título curto
Entre a dor e a esperança
Data de acesso
06/06/2024 22:48
Catálogo de biblioteca
periodicos.ufmg.br
Direitos
Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Citation 'apa'
Mendonça, K. M. L. (2009). Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 17, 45–59. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664/4238
Citation 'abnt'
MENDONÇA, K. M. L. Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber. Memorandum: Memória e História em Psicologia, v. 17, p. 45–59, 6 out. 2009.
Ligação para este recurso